sábado, 23 de outubro de 2010

Cartas por um jovem poeta.

Sustento tamanha indignação perante a indiferença, que talvez seja uma das atitudes mais dolorosas para a vítima. É estranho como tento ser legal, como as vezes tento não expor minhas reais observações para não destruir relações amigáveis, mas chega um momento que as águas da paciência transbordam pelas beiradas do sujeito. Acontece que não vou mais ficar segurando minha críticas em vão, já que essa indiferença alheia revela exatamente uma falta de consideração, um real desinteresse pelas questões emocionais do próximo.

E pode parecer que estou magoado, mas não. Apenas estou transcrevendo minhas revoltas de tempo, não é um impulso estar postando isso, é consciente, coerente e sincero.

As pessoas estão livres de paz, de tranquilidade, de respeito, mas estão presas dentro das jaulas do preconceito, o nível de simplicidade presente estão divididas no sistema hierárquico econômico, o pobre é simples, mas tem preconceito com a classe superior, o rico é prepotente e arrogante e rejeita os valores de quem está abaixo deles. A essência está perdida, as questões morais e éticas, os talentos artísticos estão desvalorizados. Vamos cultuar o capital, vamos cultuar a imagem, vamos cultuar o dinheiro.

Estudem, adquiram conhecimento, estimule a inteligência, é a melhor rebeldia que você pode construir. Mas não espere valorização por isso, faça por ti mesmo. Experimente novas experiências, e esqueça o julgamento alheio, muitas vezes você acaba não vivendo com medo do que os outros vão pensar. O inferno são os Outros. Foda-se.

A partir de hoje, assumo um compromisso sério com meus ideais, um compromisso sério com minha posição moral, minha profissão e meu bem estar. E chega de ficar perdendo tempo com prazeres imediatos e simplesmente passageiros, vou lutar enquanto todos brincam, me envolver em projetos enquanto o mundo se acaba com a ganância.
Enquanto muitos passam fome, enquanto muitos morrem de AIDS, de estupro, de anorexia. enfim. Vocês ficam ai, sentados no sofá assistindo a novela, depois de um dia de trabalho que não contribuiu nada para a humanidade, fiquem na zona de conforto.


Parabéns Caxias, Cada vez mais fico impressionado com a indiferença e a omissão.

sábado, 9 de outubro de 2010

Meninas mulheres, incógnitas imprevisíveis.

Muitos filósofos, cientistas, psicólogos se debruçaram tentando entender a mente entrelaçada dessas criaturas divinas que tanto nos fazem bem, mas com esse paradigma de não sabermos o que se passa na cabeça delas, nos fazem mal também.

O que circunda nas minhas idéias fúteis neste momento?
Que esses seres (do gênero feminino), lutam com seus fantasmas infantis que resguardam desde o luto acometido diante das responsabilidades, da maturação fisiológica e psicossocial, produzido pela sociedade estampando a idéia de que a menina quando se aproxima da adolescência já representa uma moça, uma menina madura que tem como centro vital, a procura e a satisfação dos padrões de beleza e estética ditados pela ambiente.


E pode ser esquecido o lado sentimental, o lado emocional, aquele lado da experiência que todo menino passa, caindo, se machucando, explorando, inventando, agindo, brincando. E por outro lado amigos, vejo a aprendizagem feminina pouco aprimorada em questões próprias da realidade.

E jogados na equação inútil da construção do sujeito, deveria ser algo previsível o pensamento delas, já que criadas com um sistema preservado, reservado e repreensivo a sociedade, mas é ao contrário, o homem apesar da liberdade construída, tendo muito mais campo de estágio no que diga se de passagem, chamamos de vida, ele é muito mais previsível, levantamos assim hipóteses lógicas que são fatos pelo menos para mim, a lógica do instinto.


É comprovado cientificamente que a mulher tem uma capacidade de percepção dignamente mais aflorado que o homem, e também por ter um valor histórico cultural de cuidar dos filhos, de ser a harmonia das relações, de desenvolver o lado emotivo, humano muito mais que o homem, isso é claro, simples. (psicologia Evolutiva)
O homem de tão lógico e racional chega a ser patético por não entender essas relações.


E chego naquela indignação de sempre. As mulheres hoje, vão atrás de homens que se dizem seguros, se dizem indiferentes a elas, se dizem bonitos, se dizem ricos, se dizem populares. E aonde fica o lado humano, o caráter, os valores, as atitudes.



''O amor é o desejo de encontrar alguém que viva sinceramente a liberdade de amar alguém só pelo BEM QUERER''

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Invejável postura.



Estou num mar de dúvidas que me impedem de relaxar, mas eu sei que é necessário passar por essa fase, assim como tudo na vida. Quando perpetuamos sempre nos mesmos conceitos, não evoluímos como pessoa, e essa evolução depende da metamorfose, depende da mente aberta.
E quem sabe amanhã tudo se resolva, pode ser uma questão de espera, de tolerância a frustração.

Tento pensar que a fragilidade humana não se encontra nas perdas, nas derrotas, e sim na desistência daquilo que parece impossível ao próprio alcance. Tento pensar que a força consiste na superação dos fracassos, e de que forma interpretamos. Positiva ou Negativa.
E chego então ao princípio básico da física, existem dois pólos magnéticos. Essa antítese que nos permite chegar a tal conclusão: Devemos escolher um lado, o bem ou o mal. Você prefere ficar em qual?

No lado da injúria, da desonestidade, da mentira, da maldade, do pessimismo invejoso.

ou

no Lado do bem, da luz, da piedade, da bondade, do otimismo.

E então. Seria tão simples escolher entre duas possibilidade de conduta. de estilo de vida. Mas não é amigo, além da neutralidade (omissão) que talvez seja pior que o lado mal. O sistema social te agride com a mídia, com os padrões de beleza, da fama, te modela a entrar num pensamento que nunca foi seu até então. E acabamos por terra, nos vendemos assim como tudo nesse estado, para satisfazer um desejo (freud), que todo mundo busca: a aceitação.

Como diria Cazuza: Porque a gente é assim?

porque nunca estamos satisfeitos, apesar de estarmos buscando sempre satisfação.
Estamos indo pro lado errado, é óbvio!

Eu quero ser FELIZ, e custe o que custar vou realizar todos meus sonhos.

Viaje irmão
deixe os problemas no trabalho
vá te encontrar
Seja no montes, seja nas ruas
Cuide do que é seu
seus filhos, seus amores
Mas nunca esqueça de cuidar de você
Pois isso afeta a tudo
Relaxe irmão
Ouça o vento, respire o silêncio
expulse a criatividade repreendida
pelo cotidiano infame
Cante para todos ouvirem
e não se preocupe se pensarem que você é louco
Pois a maior loucura é ter medo de não ser normal
Ame, irmão!
Ame cada segundo ao lado de quem ama,
Ame tudo que te faz bater mais forte
Ame os poemas que a vida recita ao ar livre
Ame sua liberdade de expressão, ame o AMOR