terça-feira, 15 de junho de 2010

O Homem moderno e a Natureza!

Diariamente vejo cidadãos brasileiros jogando tudo que é descartável para eles no chão das nossas ruas. Uma educação que seria um termo incorreto dizer que vem de casa, porque lá duvido que se portem de tal maneira, vocês não querem a casa cheia de lixo. Chego a uma conclusão analítica depois dessa analogia da educação do povo brasileiro, a educação pode vir de casa em outras situações, mas a consciência ambiental depois do amadurecimento neurológico vem do quanto o sujeito se importa com o mundo ao seu redor e quanto acha que isso é importante. Por exemplo: Porque vou me fadigar caminhando até a padaria do meu bairro, se posso ir no conforto do meu carro? ou melhor: Porque vou levar aquela sacola ecológica brega no mercado se eles tem as de plástico? São pensamentos típicos do ser humano que só enxerga o seu mundo e o que faz bem pra ele, já cheguei a ouvir tantas crenças ridículas que me arrepio de nojo, como "Que diferença vai fazer eu economizar se as outras 6 bilhões continuam assim, o pouco que eu gasto é insignificante". Ou aqueles donos de multinacionais e todas essas merdas capitalistas que não podem nem sonhar em reduzir os lucros, "imaginaaa vou falir"! são mínimos ajustes que tem que ser feitos, ninguém precisa deixar de viver por isso, POR ENQUANTO.


Destruimos os habitats de muitas espécies, levamos a extinção inúmeras, sem contar nos estragos ambientais.



SE ALGUÉM LER ESSE TEXTO, TENTE COMEÇAR A MUDAR A PARTIR DE HOJE!

Faça a sua parte cidadão!


1-Economize


* energia elétrica e água

* Reduzir o tempo em banhos;

* Manter a torneira fechada,eliminando vazamentos;

* Reduzir o uso da mangueira para limpar calçadas e quintais;

* Usar como preferência eletrodomésticos com selo de economia;

* Lâmpadas fluorescentes compactas diminui a emissão de dióxido de carbono em 80 kilos por ano.


2-Recicle


* Sabe aquelas revistas e jornais velhos que você não usa mais?Procure informações de como recicla-lo em sua cidade ou doe para quem recolhe;

* Prefira matérias recicláveis;

* Não jogue lixo na rua;

* Se você diminuir 10% da quantidade do lixo da sua casa, 600 kilos de gás carbônico serão deixados de emitir.


3- Caminhar faz bem para saúde e para atmosfera


* Evite o uso de carros para distâncias próximas como ir a padaria, na locadora ou até mesmo tomar um sorvete;

* Mantenha seus pneus calibrados, diminuindo assim o consumo de álcool/gasolina em 3%;

* Prefira álcool como combustível, que é cinco vezes menos poluente que a gasolina;

* Você deixará de emitir 1 kilos de dióxido de carbono a cada 3,5 km que deixar de dirigir.


4- Preserve a natureza e denuncie as agressões


* Se ao lado da sua casa tem um terreno baldio e o seu vizinho insiste em jogar lixo lá, reclame pois, além de evitar o mau cheiro você evita também as doenças que o lixo pode trazer.


5-Reutilize


* Escolha sacolas de pano, caixas ou carrinho de feira,evite sacolas de plásticos;

* Use e compre apenas o necessário;

* Escolha produtos com maior duração, que apesar de ser mais caro, compensa em termos de qualidade que, ás vezes, é melhor gastar quinze reais em um bom balde que dura um ano do que a cada mês comprar um novo por um e noventa e nove. Se cada um fizer a sua parte, os danos serão minimizados.Não depende só das autoridades da cidade ou do país, sim de seu povo, que juntos podem mudar essa situação.Não economize apenas pelos seus futuros netos e filhos, economize por você, por um futuro melhor,um futuro limpo.Mude,é mais que importante, é necessário.