quinta-feira, 22 de julho de 2010

Efeito Borboleta




Sessão Cultura.

Pra quem não ainda não assistiu esse belíssimo filme, que tem seu lugar garantido nos melhores que eu já vi,a atuação de Ashton Kutcher foi foda! O que tá esperando? Vai na locadora agora!.

[b]"O simples bater das asas de uma borboleta pode gerar um tufão no outro lado do mundo"
Teoria do Caos[b]


Conta a história de Evan Trebourn que sofre desde de criança com apagões que se sucedem em momentos traumáticos da sua vida.Devido as atitudes estranhas de Evan, Sua mãe teme que tenha herdado a doença do pai. Evan é supervisionado por um psiquiatra, e como uma chance de conservar a memória pede para que escreva regularmente o que faz durante o dia. E logo depois de se mudar, distanciando de seus amigos de infância, mantém um longo tempo sem apagar.


Estudando psicologia, Evan pesquisa sobre a Memória, revendo seus diários tenta uma forma de resgatar o que havia acontecido quando desmaiava, buscando os amigos de infância como fonte das lembranças. Mas o que ele não imaginava, era que estava mexendo com uma ferida dolorosa, o amor que havia deixado para trás, com a promessa de que voltaria para buscá-la. Acontece um trágico acontecimento por culpa de Evan, e agora ele vai fazer de tudo para voltar atrás e arrumar tudo.

O filme inicia com uma frase de absurdo impacto, nos faz pensar sobre nossos atos falhos, nossas pequenas atitudes que não parecem para nós fazer grande diferença, acontece que somos todos influenciados por tudo que nos rodeia, e somos também influênciadores pelo pequeno ato da nossa omissão perante alguma situação.

Uma palavra pode gerar um suícidio, uma atitude pode causar depressão em uma pessoa, que vai envolver outras pessoas por terem que animar a mesma, Uma escolha inconsequente pode amanhã fazer toda diferença para você e todas as outras que dependerem do seu trabalho, Um papel jogado na rua pode ser a gota da água na causa de enchente, e as pessoas que morreram que nada tinham que ver com a sua educação.

Então o filme traz inúmeros questionamentos, mesmo Evan ter a capacidade de voltar atrás, ele não conseguia fazer o que queria, alguém sempre era prejudicado, uma alusão ao destino manipulável que certas consequências não tem mais volta.

Um filme inteligente, comovente, fascinante e a pergunta fica.

[b]Se você pudesse voltar no tempo, o que você mudaria? Porque?
Comentem[/b]