sábado, 3 de setembro de 2011

Quem é Deus?















“Nos perderemos entre monstros, da nossa própria criação; ficaremos acordados, imaginando alguma solução...”

As vezes, eu acho que a ignorância é uma virtude; seria, pois, muito mais fácil, se eu pudesse simplesmente orar para um deus qualquer resolver meus problemas. Mas não posso. Já não estou mais preso aos grilhões da ignorância.

É assombrosa a sensação de baixeza que atinge o homem, quando ele percebe sua semelhança com resto, ou, melhor, quando se dá por conta de que também é resto, e, que, aquele Deus que tanto amava e temia, era apenas um eficaz subterfúgio para as suas angústias.

O Deus do amor e da piedade, onipotente e onipresente, é o Deus que deixou acontecer, em seu nome, alguns dos maiores morticínios da história; o Deus das cruzadas! O Deus da Igreja Católica! O Deus do Pastor Edir Macedo!

É triste chegar à conclusão que Deus é uma máquina de manipulação das massas. É triste olhar para o céu e não mais se imaginar morando lá daqui a algum tempo. Quase impossível, para o gênero humano, pensar que depois da morte não existe nada.

Hoje não tenho uma conclusão, uma certeza, mas, sim, um aforismo vago, resultado de uma cansativa reflexão: Deus é a prova da arrogância do homem.

Alguém, não sei quem, há muito tempo, talvez, não tenha conseguido se conformar com a brevidade da vida e acabou por inventar uma mentira que lhe sossegasse o espírito. Depois, alguém, muito inteligente, percebeu que poderia estabelecer uma religião e controlar os homens através de regras morais. Assim, foi introduzido e difundido o pecado, o céu e o inferno.

Pensando dessa maneira, é impossível crer que alguém que de realmente exista, deixe seu filho ser massacrado em vão, pelo seu próprio nome, como aconteceu e acontece ainda hoje.

Bem e mal são conceitos estipulados no transcorrer dos séculos, de acordo com a classe dominante e com a que almejava dominar. A humildade, nem sempre foi a virtude suprema, aliás, humilde, na origem da palavra, é aquele que está na terra, que é pisado. Mas convém à classe dominante, fazer uma lavagem cerebral e colocar na cabeça da maioria das pessoas que elas têm de ser humildes, e, que, essa vida é tão somente de sofrimento, porquanto assim, o número de desgostosos reduz bruscamente e os que estão no poder podem continuar a explorar aqueles que estão na ignorância.

Mas enquanto os ignorantes forem a maioria, quem haverá de sofrer serão os inconformados, pois, como reza a lenda: em uma terra, onde todos são corcundas, aquele que tem postura reta, parece um monstro.












Por Alex Caldas (@Alex_Caldass)